OBESIDADE

A obesidade é uma doença crônica, que se caracteriza principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é uma condição de caráter multifatorial que favorece o acúmulo de gordura. Esse acúmulo, por sua vez, está associado a riscos para a saúde devido à sua relação com complicações metabólicas, como aumento da pressão arterial, dos níveis de colesterol e triglicerídeos sanguíneos e resistência à insulina.

Obesidade e Doenças Relacionadas

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é caracterizada pelo excesso de gordura corporal depositada em diferentes partes do corpo, podendo desencadear um baixo grau de inflamação, levando à coexistência de vários fatores de risco para a saúde, bem como a associação com outras doenças, entre estas: diabetes, dislipidemias, síndrome metabólica, aterosclerose, doenças cardiovasculares, doenças pulmonares, esteatose hepática não alcoólica, distúrbios do sono, transtornos do humor, e mais recentemente a COVID-19.

A obesidade pode reduzir não somente a qualidade de vida, mas também o tempo de vida útil. Foi verificado que indivíduos com obesidade grau III (índice de massa corporal ≥ 40 kg/m²) possuem maior risco de morte em idades mais jovens por doenças cardíacas, câncer e diabetes. Ainda, foi identificado que a expectativa de vida reduz em até 6,5 anos para pessoas com IMC entre 40 e 44,9; e de 13,7 anos para pessoas com IMC acima 55.

Obesidade X COVID19

De maneira similar à COVID-19, a obesidade avança em todo mundo, sendo também considerada uma doença pandêmica do século XXI. Dentre todos os fatores de risco relacionados à forma grave da COVID-19, a obesidade se destaca, principalmente por afligir indivíduos jovens. Tanto a COVID-19 como a obesidade ativam sistema imune e mediadores de inflamação.

A obesidade causa um estado crônico de meta-inflamação com implicações sistêmicas para a imunidade. As respostas antivirais são atrasadas e insensíveis à infecção pelo vírus influenza, além disso, a diminuição da eficácia de antivirais e vacinas em obesos também pode ter um papel na alteração do ciclo de vida viral, contribuindo para uma resposta imune enfraquecida e desencadeando o agravamento da doença

A obesidade trata-se de uma doença crônica não transmissível, sendo um fator de risco considerado importante para o agravamento da doença COVID-19, no entanto, é passível de prevenção, pois hábitos saudáveis de vida podem reduzir o quadro grave de infecção por COVID-19.

Síndrome Metabólica

Os sintomas mais comuns da síndrome metabólica são consequência das doenças associadas, como:

• Ganho de peso: cansaço, dores articulares por sobrecarga, síndrome da apneia obstrutiva do sono e roncos.
  • Alterações menstruais nas mulheres, como ovários policísticos, e perda da libido em homens podem também ser sintomas pouco valorizados.
  • Problemas de colesterol: aumento do risco de infarto e derrame, tonturas
  • Hipertensão: dores de cabeça, mal estar em geral, cansaço e tonturas ou zumbidos.
  • Diabetes e alterações de glicemia: boca seca, perda de peso e muita sede nos casos mais agudos e nos casos de desenvolvimento mais lento da doença, mal estar geral, tonturas e cansaço.